Web Summit '17 | Experiência + Um Dia Comigo (Vlog)



A Web Summit agitou a cidade de Lisboa, pelo segundo ano consecutivo, entre os dias 6 e 9 de novembro e eu não consegui ficar de fora! Mas até chegar ao Parque das Nações, o percurso não foi nada fácil.

Vamos começar pela saga de conseguir os bilhetes. Eu esperava conseguir um bilhete INSPIRE, que apenas me permitia aceder à Altice Arena (ex MEO Arena, ex Pavilhão Atlântico), mas que também apenas custava 15€, para o dia inteiro. Então eu preenchi o formulário para os 10.000 bilhetes disponibilizados inicialmente e rezei para receber o mail com o código. Esperei uns dias e o mail lá apareceu na minha caixa de entrada, só que, quando fui reclamar os meus bilhetes, já não havia bilhetes para reclamar. Fiquei triste? Fiquei! Fiquei chateada? Fiquei! Mas também me conformei com a, então, impossibilidade de ir.

Até que recebi outro mail dizendo que tinham sido disponibilizados mais 2.000 bilhetes, e voltei a tentar a minha sorte, tendo a perfeita consciência que, se não tinha conseguido com 10.000, com 2.000 ia ser impossível, mas claro que tentei na mesma. E consegui!!! Juro que foram das três horas mais stressantes da minha vida. Porquê? Primeiro porque eu estava no meio de uma reunião, ligada à internet da escola, que estava super lenta e segundo porque ainda tive uma aula prática, durante a qual continuei a tentar. No fim de tudo isto, corri para casa, liguei o computador e voltei a tentar, já com a certeza de que não conseguiria os bilhetes porque já se tinham passado três horas desde a abertura da bilheteita, mas CONSEGUI!!!

Agora que já sabem aquilo que sofri para conseguir chegar à Web Summit, vou falar-vos de tudo o que vi por lá. Escolhi ir no dia 9, porque era o último dia, era o dia que me dava mais jeito e porque era o dia em que o Alfie Deyes participava. Um pouco stalker da minha parte? Talvez. Mas lá fui eu, pronta para ouvir o que os diferentes oradores tinham a dizer.

Tudo começou com o Paddy Cosgrave (CEO, Web Summit) dando as boas vindas a todos os presentes na Altice Arena e falando resumidamente sobre o que se ia passar durante o dia naquele palco. Seguiu-se o Werner Vogels (CTO, Amazon.com), que explicou como funciona a Alexa, a tecnologia que envolve, até onde pode ir, etc. Eu não tenho uma nem estou a pensar ter, mas adorei saber como funciona e onde vai buscar toda a informação.

Nos três painéis seguintes, o primeiro sobre a Bitcoin (moeda cryptográfica), o segundo onde se discutiu se a Europa vai ser sempre a segunda melhor e o terceiro onde o Matt Brittin (Google) falou sobre a Google na Europa, eu não estava com muita atenção, porque não eram assuntos que me interessassem, apesar de saber que eram válidos e importantes.

Depois, estava na hora do painel que eu estava lá para ver, no qual, Jenna Marbles (Youtuber) e Alfie Deyes (Youtuber), numa conversa mediada pelo Mark Russell (British Vogue), falaram durante 20 minutos sobre o culto de personalidades, quais são os limites e quando é que são ultrapassados, sobre ser "o verdadeiro eu" online, etc. Sem dúvida que este foi, para mim, o ponto alto da manhã. Entretanto havia ainda um painel onde foi discutida qual seria a próxima grande inovação tecnológica, mas nós saltámos essa e fomos almoçar. Foi uma decisão acertada? O meu estômago disse que sim!

A tarde começou com Caitlyn Jenner (Campeã olímpica e Defensora dos Direitos dos Transgénero), naquela que foi das talks mais inspiradoras que já ouvi na vida e olhem que eu já vi muitas TED Talks! Ela falou sobre como se sentia e de como se sente agora, tentou fazer-nos entender como era ser trans e ainda nos deu aquelas que considera serem as quatro palavras para o sucesso. Seguiram-se Neville Spiteri (Wevr) e Andrew Jones (Vencedor do Óscar de Melhores Efeitos Especiais, Avatar e The Jungle Book), que falaram sobre como se usa a tecnologia para contar histórias. Basicamente foram 20 minutos recheados de informação sobre efeitos especiais, com direito a behind the scenes de alguns filmes e eu adorei!

Depois a conversa ficou séria de novo, com o Alexander Nix (CEO, Cambridge Analytica) e o Matthew Freud (Fundador, Freuds) a falarem sobre dados, como se acumulam e se/como se manipulam, eleições, ... Estão a ver onde é que isto foi dar certo? À influência ou não da Rússia, na eleição de DJT como Presidente do EUA, como é óbvio. Mais uma vez foi algo a que estive atenta, apesar de não ser algo que eu esperava que me interessasse. Na conversa seguinte, Sara Sampaio (Modelo Victoria's Secret) e Rosario Dawson (Atriz e Fundadora do Studio 189) falaram sobre o crescimento do ativismo no meio das celebridades, de como usam a sua plataforma para dar voz a problemas que existem e precisam de mais atenção, como o abuso sexual em mulheres, que tem sido bastante falado ultimamente no meio artístico (e não só).

Seguiram-se um debate, que de debate não teve nada, sobre se as empresas pagam impostos suficientes e uma conversa sobre bicicletas e aluguer de bicicletas nas cidades, que também não me despertaram a atenção. Aliás, nem a mim, nem às pessoas à minha volta, que começaram a mandar sinais de luzes com as lanternas dos telemóveis de um lado para o outro.

Prestando atenção a esta brincadeira, o Paddy pediu que toda a gente ligasse as lanternas, desligaram-se todas as luzes (#momentocute) e foi introduzido o próximo painel, que incluiu Hans-Holger Albrecht (CEO, Deezer), Wyclef Jean (Músico e Filantropo) e Martin Garrix (DJ/Produtor e CEO/Fundador da STMPD RCRDS), que falaram sobre se a tecnologia pode ou não salvar a indústria musical. Já agora, a resposta é sim, pode!

De seguida, foi revelado o vencedor do PITCH, a Lifeina, que eu não fazia a mínima ideia do que era mas descobri depois que é uma start-up francesa que desenvolveu um mini-frigorífico (200mm x 100mm), que permite conservar medicamentos. Esta é uma solução que vai de encontro à necessidade das pessoas que sofrem de doenças crónicas e que necessitam de tomar medicação que tem de ser conservada no frio. Além do mini-frigorífico, que permite guardar os medicamentos até um mês, criaram também uma aplicação móvel que controla em tempo real a temperatura, a bateria e que avisa o doente quando está na hora de tomar os medicamentos. Segundo o CEO da Lifeina, Uwe Diegel, "Em França, 3,8 mihões de pessoas tomam medicamentos que têm de ser conservados no frigorífico. E por vergonha não os levam para o trabalho. O Life in a Box não é só um frigorífico. É liberdade para as pessoas."

Para terminar o dia em cheio, Al Gore (Presidente da Generation Investment Management), falou durante meia-hora, sobre o papel da inovação comunitária na resolução da crise climática que estamos a viver. Esta foi outra das minhas talks favoritas, pois ele soube cativar a atenção do público com um discurso coerente, inteligente e até cómico, enquanto abordava um assunto tão importante e atual como as alterações climáticas.


Este foi o meu dia na Web Summit que terminou com as palavras finais do Paddy e do nosso querido Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dentro da Altice Arena, seguido de um mini-passeio à beira-rio e outro dentro do Vasco da Gama.

O balanço que faço é bastante positivo. Adorei a experiência, aprendi coisas novas sobre temas novos e até aprendi sobre inovações no mundo da Farmácia (que é o meu curso). Foi um dia diferente mas que voltava a repetir sem pensar duas vezes.

Sei que tanto o post como o vídeo são longos mas foram a melhor forma que encontrei de deixar este dia bem registado, aqui no meu cantinho. Ah, e recomendo vivamente que vejam as talks da Caitlyn Jenner e do Al Gore, na sua totalidade.
Beijinhos e até à próxima.

Comentários

  1. Adorava ter ido ver algumas conferências!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/christmas-decor.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares