MocaTalksAbout... Novelas que Nunca Mais Acabam



Eu vejo novelas desde que me lembro de ser gente, tanto portuguesas como brasileiras. A sério, a minha cultura ao nível de novelas é, sem dúvida, muito maior do que a das séries, o que é dizer muito, no meu caso. Sempre gostei de acompanhar as histórias que eram contadas e de ver como os actores mudavam de um personagem para outro.

Das portuguesas sempre privilegiei as da TVI, porque eram efectivamente muito melhores que as da SIC, das brasileiras preferia as da Globo que via na SIC, por também serem geralmente melhores que as da Record (Ribeirão do Tempo, Vidas em Jogo e Rebelde escapavam à regra). Actualmente, as novelas da SIC estão tão boas ou melhores que as da TVI, graças àquele empurrãozinho que a Globo lhes deu há alguns anos atrás (foi com Laços de Sangue, se não me engano) e a TVI cansou-me.

Vou explicar. Acho que tudo começou com a novela Remédio Santo, protagonizada por Rita Pereira e Sara Barradas que no início era interessante, mas que me cansou a partir do momento em que nunca mais acabava. Não sei quantos episódios foram, mas sei que foram muitos mais de 300 e quase dois anos no ar. Depois disto, eles aprenderam e as novelas ficaram com um número decente de episódios outra vez, ou assim pensava eu até ver o que estavam a fazer com A Única Mulher.

Sim, esta foi mais uma novela que me cansou e que me afastou levando-me para uma SIC, com fantásticas histórias a serem contadas, como Mar Salgado, Coração de Ouro e agora Amor Maior. Não me interpretem mal, mas eu estava habituada a ver uma novela com 250-300 episódios, que terminaria por volta de setembro/outubro (altura em que começava uma nova) e do nada dizem-me que a novela vai ser feita em temporadas e que nunca mais acaba.

Na minha humilde opinião de pessoa apreciadora deste género televisivo, apenas vejo isto como uma forma de reduzir custos, à conta do meu aborrecimento. Será que fui a única a pensar que a história de A Única Mulher podia perfeitamente ter terminado na primeira temporada? Para quê mais duas temporadas? Para quê tanta confusão? E agora, com A Impostora vão fazer o mesmo. Sinceramente, nunca vi um episódio completo desta novela mas parece-me que o objectivo é mais ou menos o mesmo ao da Única Mulher: matar pessoas e acrescentar personagens que ninguém sabe de onde vêm e qual a sua função concreta na história.

Se querem fazer algo em temporadas façam-no em blocos de, no máximo, 30 episódios por temporada, e um episódio por semana, como se faz com as séries. Fora disso é apenas a mesma novela, todos os dias, durante dois ou três anos, com o acrescento da temporada para dar um ar de novidade à coisa (que não dá). De momento, larguei Amor Maior (SIC) para ver Ouro Verde, e estou a adorar, mas se se lembrarem de também a fazer por “temporadas”, apenas vou ver a "primeira".

Okay, acho que finalmente consegui desabafar sobre este assunto e dizer tudo o que queria. Agora, gostava imenso de saber qual é a vossa opinião sobre este assunto. Gostam de novelas? Se sim, o que acham desta coisa das temporadas da TVI? E sobre a qualidade das novelas da SIC, melhorou ou não? Por favor, vamos debater este assunto nos comentários.
Beijinhos e até à próxima.

Comentários

  1. A Única Mulher foi too much mesmo! Chegou a meio da 2ª temporada e desisti. Vi o final e parecia tudo na mesma. Porque raio nos mantém nesta seca?
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, não é? Como eu disse, acho que é para reduzir os custos. Tipo quanto mais episódios fazem com o mesmo cenário, mais barato ele fica.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Confesso que não sou grande fã de novelas com muitas temporadas!

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  3. Eu a pouco tempo fiz um post mrsmo a comentar esse tipo de coisas é que a qualidade das novelas na TVI ficaram muito más e a Única Mulher foi uma novela muito cansativa.
    Para mim as melhores é a Sassaricando, Amor Maior e a Lei do Amor porque até agora tem sido novelas com pés e cabeça.
    São novelas que deixam a pessoa com vontade de ver ainda mais.
    As da Sic com certeza tem superado muito mais.
    As novelas sempre juntam a família toda na sala ali com as mantinhas por isso aprecio mesmo muito.
    Já agora vou deixar aqui o link do post que eu fiz: http://grandesonhadorablog.blogspot.pt/2017/01/o-final-da-unica-mulher.html

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por existir mais alguém por aqui que partilha da minha opinião. Também adoro Sassaricando-Haja Coração.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Uau!! Fã incondicional de novelas aqui. A muito que deixei de ver as novelas da TVI, excepção da última novela - ouro verde -. Esta despertou me um interesse logo no primeiro episódio. Nunca cheguei a ver episodio de Unica Mulher nem a impostora, soube que estava a ser feito por temporadas pelas revistas, atualmente vejo ouro verde e não tinha pensado nessa hipótese das temporadas!!
    Sou fã das novelas da SIC desde de Mar Salgado. Acompanho diariamente Amor Maior (nos dias em que consigo ter minutos no sofá a noite) caso não consiga ver leu o resumo do episódio do dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também ando a ver Ouro Verde, porque também me conquistou, de resto só vejo novelas da SIC/Globo.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares