Sexta-feira 13...

Sexta-feira 13 é um dia carregado de simbolismo, e a de ontem não vai passar indiferente à história mundial pelas piores razões: massacre em Paris, bombistas no Líbano e Iraque e sismo no Japão. Não querendo retirar a importância e o problema que é um sismo de magnitude 7 na escala de Richter para o povo japonês, parece-me que massacres e bombas merecem maior atenção. Porquê? Porque o sismo não pode ser evitado, é a natureza a fazer-se sentir e não se pode fazer nada para mudar e, pelo amor de Deus, o Japão está no anel de fogo do Pacífico portanto movimentos tectónicos não faltam lá. Agora, quando o problema vem dos humanos, isso pode ser evitado.

Sempre pensei que o ocidente tinha aprendido alguma coisa com o 11 de setembro. Estava errada. Talvez aprendam com o 13 de novembro. O radicalismo islâmico está a tomar proporções nunca antes vistas e a ameaçar o ocidente, principalmente o coração da Europa. Não posso negar que sabem o que fazem, querendo destruir-nos a partir do interior. A verdadeira questão é: O que ganham com isso? Inocentes morrem todos os dias, património mundial é destruído em horas depois de ter sobrevivido durante milhares de anos. E na prática nada é feito.

No final do século XVIII, a Europa assistiu à Revolução Francesa e Liberdade, Igualdade e Fraternidade passaram a ser as palavras de ordem. Como é que no início do século XXI estas palavras não se aplicam a todo o mundo? Porque é que o ser humano se anda a destruir desta forma? Porque é que há crianças impedidas de ir à escola? Porque é que não conseguimos viver e respeitar as ideias dos outros?

No século passado, o povo judeu estava na mira dos Nazi e houve uma segunda guerra mundial. Este é o século em que há uma terceira? E quem é o alvo desta vez? Todos os que não são radicais muçulmanos? E eu que sempre achei que só existiria uma terceira guerra por falta de água potável no mundo ou por desentendimento entre os grandes líderes mundiais. Mais uma vez estava errada.

Considero-me uma pessoa tolerante mas não consigo tolerar e entender o porquê de tudo o que tem ocorrido no mundo, especialmente no norte de África/sul da Europa, nos últimos meses.
Sei que a vida não é um mar de rosas, pelo contrário, o mundo é uma selva humanizada na qual impera a lei do mais forte, mas por favor, até os animais com cortex menos desenvolvido que o nosso e que realmente vivem na selva não andam a matar os da própria espécie. 
Foi para isto que serviram os milhões de anos de evolução? Para que de um momento para o outro, um ser humano bombeie outro. É realmente este o futuro da humanidade? Se for, sinto muito e peço, desde já, desculpa aos nossos antepassados.

Comentários

Mensagens populares